segunda-feira, 23 de abril de 2007

Cadernos de Telejornalismo - TVL Notícias

Adriana Adam, Bárbara de Carvalho e Everton Siemann

O “TVL Notícias” é exibido pelo canal TVL da Câmara de Blumenau. Essa emissora iniciou suas atividades com a transmissão da sessão ordinária do dia 15 de fevereiro de 2000. A TVL pode ser sintonizada no canal 19, da BTV e a NET disponibilizou o canal 16 para essas transmissões. O “TVL Notícias” é exibido diariamente, às 12h35min, e tem como finalidade divulgar as campanhas da Prefeitura, bem como projetos de lei dos vereadores do município, ou seja, divulgar os atos do Poder Legislativo e informações do interesse público de ordem cultural, política, educação e saúde.

De acordo com COUTINHO (2003), os critérios de noticiabilidade são: interesse e anormalidade, imprevisibilidade e atualidade, proximidade física ou afetiva, quantidade e poder multiplicador e critérios retóricos.
Pelo que analisamos, constatamos que os principais critérios utilizados no vídeo de nosso trabalho foram:

à Interesse e anormalidade – fatos que atingem boa parte da população e que não acontecem com freqüência.
à Imprevisibilidade e atualidade – eventos inesperados e atuais que despertam mais a atenção do telespectador.
à Proximidade física ou afetiva – o assunto em debate atinge direta ou indiretamente o telespectador, devida à proximidade geográfica ou afetiva com o fato.

Cremos que estes critérios ficam evidentes nas notícias veiculadas e no formato em que é apresentado o telejornal. Com uma média de 20 minutos de duração, aproximadamente três minutos são dedicados a notícias da região – previsão do tempo, acidentes, agenda de comemorações e outras –, apontadas como comunitárias, devido à utilidade pública dos fatos.

A maior parte das notícias são ligadas à Câmara de Vereadores, devido o fato da televisão ser patrocinada pelo legislativo municipal. Em virtude disso, as notícias giram em torno do “mundo legislativo”, ou seja, projetos de lei, audiências públicas, sessões ordinárias e demais assuntos ligados à Câmara, além esporadicamente fatos de maior interesse da população.

O fato de a TV ter o sinal fechado, ou seja, ser uma TV por assinatura, liga diretamente ao fato do apelo das notícias serem dessa maneira.

O “TVL Notícias” é extremamente local. Só fala da cidade de Blumenau. CURADO (2002) diz que o jornalismo local tem um forte apelo comunitário, portanto, não pode estar distante do que as pessoas fazem. Diz ainda, que o jornalismo local pode prestar serviço. E é exatamente o que o “TVL Notícias” faz. No jornal analisado, havia reportagem sobre campanha de vacinação, diversos projetos de lei visando melhorar as condições dos blumenauenses, tudo, é claro, sob o ponto de vista da administração municipal.

Na edição analisada, não foi usado nenhum infográfico, mapa ou desenho para ilustrar as matérias. Apenas percebemos que o “TVL Notícias” se utiliza bastante de fotos para ilustrar suas matérias. Há apenas um apresentador (que também faz reportagens) e dois repórteres.

Os temas prioritários são as ações do Poder Legislativo de Blumenau, e prestação de serviço ao telespectador. Sempre enfatizando o lado bom das coisas, sempre mostrando somente imagens bonitas, etc.

A TV Legislativa utiliza o modelo padrão de telejornal, ele é reportado através das falas de seus protagonistas. O repórter possui grande autonomia, estando na fronteira intermediária entre a voz institucional e a voz individual e constitui uma espécie de interface entre a televisão e o evento. Cada repórter contribui de forma diferente para a enunciação de um único evento

Segundo MARCONDES (2000), os paradigmas do telejornal são o modelo esportivo de noticiário; a lógica da velocidade, a preferência do “ao vivo”; a substituição da verdade pela emoção; a popularização e o expurgo da reflexão. Em relação ao “TVL Notícias”, observamos que o estilo deste telejornal não se enquadra no modelo esportivo de noticiário, pois as notícias são dadas com tranqüilidade e com tempo para edição. Usam a lógica da velocidade e tem cenas ao vivo, mas não que isto seja uma preferência. Muito raramente substituem a verdade pela emoção.

O “TVL Notícias”, por ser um jornal vinculado organicamente à Assembléia Legislativa regional, apenas mostra um lado de Blumenau. Mostra o que o Poder Legislativo faz de bom (jamais vai mostrar uma matéria de corrupção na Câmara). Como na matéria do Hospital Santo Antônio, por exemplo. Sabe-se que os hospitais da região têm diversos problemas, filas intermináveis, falta de leitos, mas, a matéria só focalizou a ampliação, as novas alas, o laboratório de ponta dos hospitais relacionados. Esse é o jornalismo que o TVL faz. As matérias são bem feitas, com resgate histórico, muita informação (que são jogadas em formato de notas ao vivo ao longo da apresentação), porém, sabemos que é um jornal partidário.
Temas do telejornal “TVL Notícias” - Dia 22/08/2006
- Manchetes: Campanha Vacinação; 46 anos do Hospital Santo Antônio; Iluminação Torre da Catedral- Nota ao Vivo - Chama da paz chega a Florianópolis e depois vem para Blumenau
- Matéria - Iluminação Torre
- Nota ao vivo - Projeto de Lei com caixas coletoras de postagem
- Nota ao vivo - Vereador Betinho Cobra cobra a troca por lâmpadas mais fortes na Rua Estanislau Schaette.
- Matéria - Campanha Vacinação
- Nota pé - apresentador pede aos pais não esquecerem de levar a carteirinha de vacinação.
- Nota ao vivo - Vereador questiona valor liberado pelo poder público a associação de moradores
- Nota ao vivo - Vereador cobra implantação de faixa de pedestres na R. Estanislau Schaette
- Matéria - Hospital Santo Antônio completa 146 anos
- Previsão do Tempo
- Nota - 3ª Semana Mutirão Conciliação de Cidadania do Tribunal de Justiça do Estado
- Nota - Lançamento Campanha Voto Consciente
- Nota - Avaliação 10º Fenatib
- Nota ao Vivo - Cruz Vermelha
-Fim.
Bibliografia:
BARBERO, H. & DE LIMA, P. R. Manual de telejornalismo. Rio de Janeiro, Campus, 2002.
COUTINHO, I. A busca por critérios editoriais em Telejornalismo. Belo Horizonte, INTERCOM, 2003.

CURADO, O. A notícia na TV: o dia-a-dia de quem faz telejornalismo. São Paulo, Alegro, 2002.
MACHADO, A. A televisão levada a sério. São Paulo, SENAC, 2000.
MARCONDES, C. Comunicação & Jornalismo: a saga dos cães perdidos. São Paulo, Hacker, 2000.
REZENDE, G.J. de. Telejornalismo no Brasil: um perfil editorial. São Paulo: Summus, 2000.


Nenhum comentário: