segunda-feira, 23 de abril de 2007

Cadernos de Telejornalismo - Patrola

Elaine Malheiros, Bibiana Benites e Alexandra Souza

No dia 20 de maio de 2000 estreava em Santa Catarina o Patrola da RBS-TV. O quadro de abertura trazia um quizz questionando o significado do nome do programa, afinal, muitos não sabia que patrola é sinônimo de retro-escavadeira. Cinco anos mais tarde e tratores à parte, Patrola hoje é sinônimo de programa líder de audiência e segue fiel à idéia contida no título de terraplenar o que vier pela frente: cultura, esporte, ecologia, política e comportamento. A forma de sucesso é o humor e o conteúdo, pois é o que interessa aos jovens. Na equipe, Eleonora Casali coordena e edita, Djalma Araújo é o cinegrafista, Sérgio Kaiser e Manoel Rosa formam a dupla da pós-produção e Zé Brites e Tata produzem e apresentam o programa.

Este trabalho aborda a produção jornalística de critérios de noticiabilidade e o efeito das tecnologias em programas interativos. Os apresentadores saem na semana para produzirem o programa que será veiculado no sábado. Buscam as fontes, gravam entrevistas, editam e organizam a produção do programa.

O conteúdo do programa Patrola é inspirado no público jovem, com entretenimento e informação (cultura e arte). Ele é rápido, escrito de maneira informal, do mesmo modo que é falado e, principalmente pode ser interpretado por qualquer tipo de telespectador, porém, seu foco é para o público jovem. Destaca-se também por gestos, expressões faciais, velocidade no raciocínio e a informação que adquirem significados complementares. A linguagem jovial é usada para imprimir grau de comunicação afetiva para o jovem telespectador. Os apresentadores não utilizam a bancada, mas usam planos gerais, ritmo acelerado e visual arrojado.

No dia analisado, o tema prioritário foi mostrar o Afroreggae, ou seja, trabalhos sociais com pessoas carentes, voluntários em prol de uma sociedade melhor. O estilo adotado pelo programa revela um perfil jovem, descontraído, unindo entretenimento e informação. Substituir a verdade pela emoção, que se relaciona com a solidariedade. Imagens monótonas são proibidas, pois estas não causam curiosidade, atração, interesse ao jovem telespectador. Tem que ser instigante, tudo com solidariedade e voluntarismo.

O programa possui uma didática produtiva e diferenciada. A linguagem é dotada para um público jovem, com gírias e informalidade. Interatividade, esta é a classificação do Patrola, que é veiculado todos os sábados pela RBS/TV, oferecendo sempre muitas novidades e curiosidades ao telespectador. Há cinco anos no ar, ele já conquistou o seu espaço e é considerado um dos melhores programas jovens catarinenses da atualidade.

Nenhum comentário: