segunda-feira, 23 de abril de 2007

Cadernos de Telejornalismo - RBS Notícias

Daniela Matthes, Franciele Sieves Cardoso, Rodrigo Rogério Ramos e Mírcea da Silva

O “RBS Notícias” tem como foco principal noticiar as informações factuais de cada região do estado no primeiro bloco. Já nos últimos blocos ganham destaque as matérias a nível estadual. Não diferente dos outros jornais televisivos do Grupo Rede Brasil Sul de Comunicação -RBS, afiliado à Rede Globo de Televisão, ele segue padrões de apresentação, filmagem e texto.

Este jornal é destaque na programação, pois está situado no horário nobre e aborda as matérias de maneira dinâmica e rápida, evitando que o telespectador perca o interesse trocando de canal ou saindo da frente da televisão.

Por ser um jornal curto que está entre a novelas da Rede Globo das 18h e 19h, o “RBS Notícias” mantêm a atenção (e também é mais voltado para este público) de mulheres, adolescentes e para quem está chegando em casa (do trabalho, da aula,etc.) e quer apenas algumas “pinceladas” do que aconteceu durante o dia na região em que vive.

Com a maior audiência na programação local da RBS TV, o “RBS Notícias” concentra os esforços de seus profissionais na apuração dos principais acontecimentos diários em Santa Catarina. A equipe do programa é formada pelo editor-chefe Aurélio Espíndola, os editores Augusto Dolenga, Fabian Londero, Ildiane Silva e Janine Somariva, as chefes-de-reportagem Márcia Calegaro e Rossani Thomas e os repórteres Fabiano Marques e Adriana Krauss.

O telejornal “RBS Notícias” é rápido, escrito de maneira informal do modo que o que é falado é absorvido instantaneamente pelo telespectador. Destacam-se também os gestos, expressões faciais, velocidade de leitura, pausas nas locuções, entonação e ênfase em certas palavras. A informação adquire significados complementares. A linguagem coloquial é usada para imprimir grau de comunicação afetiva com o telespectador.

O telejornal “RBS Notícias” destaca os assuntos de maior repercussão do momento, traça um panorama dos fatos do dia, antecipa manchetes dos jornais impressos e aborda questões de interesse do grande público, com enfoque em informações úteis que prestem serviço ao telespectador, sem deixar de garantir a produção de reportagens investigativas e exclusivas, veiculadas em primeira mão.

Os critérios de noticiabilidade segundo COUTINHO (2003) usados no telejornal estudado foram: proximidade geográfica e emocional usado na matéria do grava acidente entre Paraná e Santa Catarina; serviço público nas matérias que falam sobre a campanha da vacinação e sobre uma séria de reportagens abordando os principais problemas que afetam trinta cidades no Estado; matéria sobre a pesquisa eleitoral pelo Estado, fazendo análise da porcentagem adquirida ou perdida durante a campanha no período; relação da notícia e poder, com a matéria do policial que usou dinheiro público em benefício próprio; quantidade e poder multiplicador com a notícia paga que mostra as promoções no maior shopping da cidade.

Ainda que o telejornal deva se constituir de uma montagem de imagens de fontes e vozes, com vários repórteres se intercalando para mostrar a notícia dos mais variados ângulos, isto ainda parece improvável no “RBS Notícias”. Mesmo sendo um dos mais conhecidos, o telejornal se utilizou de lapadas para suprir a carência de material e de interação. Assim precisou apenas do cinegrafista com as imagens das diversas matérias, agrupando-as, e com o âncora em off descrevendo os fatos. Em outros jornais da mesma emissora, como o “Bom Dia Santa Catarina” existe maior interação. Não se pode desmerecer de que o telejornal não estava no local dos acontecimentos, mas todas suas matérias foram gravadas. Mesmo porque, muitas das ações são provenientes de release e de matérias já pautadas.

Se os fatos só existem se estão presentes no telejornal, então as matérias de pesquisa de eleições e dos acidentes nas rodovias podem demonstrar isto. Mesmo que nenhuma das matérias apresentadas foi “ao vivo”, para dar mais veracidade à notícia, todas foram notícias factuais, como a vacinação da poliomielite que acaba trazendo mais atualidade ao jornal. Assim como a mesma matéria é popular, pois engloba pais que tenham filhos menores de cinco anos. E mesmo os que têm filhos mais velhos, já passaram pela situação da vacinação e acabam associados à matéria.

A reportagem referente às eleições não é diferente: a popularização é demonstrada através da produção própria dos repórteres em “Fala SC”, buscando ouvir o que a população do estado tem como necessidade para as eleições. A matéria do Para-Jasc, traz além do “modelo esportivo”, um trabalho social, emoção, verdade e autenticidade.


Bibliografia:
COUTINHO, I. A busca por critérios editoriais em Telejornalismo. Belo Horizonte, INTERCOM, 2003.
MACHADO, A. A televisão levada a sério. São Paulo, SENAC, 2000.
MARCONDES, C. Comunicação & Jornalismo: a saga dos cães perdidos. São Paulo, Hacker, 2000.
REZENDE, G.J. de. Telejornalismo no Brasil: um perfil editorial. São Paulo: Summus, 2000.

Nenhum comentário: